4 lições de conquista
Contém SPOILER.
Esta série da Netflix chamada Bolívar mostra a história desse conquistador que consegue a independência da colonização espanhola não só de seu povo, mas de vários países da América do Sul. Quando jovem já havia conseguido a independência da Venezuela, mas a perdeu e teve que fugir para outro país, onde passou dificuldades e aprendeu com seus erros. Anos depois, ele regressou à América do Sul e conseguiu com muita luta, estratégia, esforço e criatividade realizar seu sonho de juventude mesmo contra todos os obstáculos que surgiram.
Mas o que isso ensina?
1. Perdas da Imaturidade
Há conquistas que perdemos devido à nossa imaturidade, mas que se não desistirmos de nossos sonhos, mesmo que a maioria não acredite neles, podemos diante dessas dificuldades, da frustração, da dor, da vergonha de perder algo pelo qual lutamos, dar a volta por cima e vencer.
2. Reorganização para a restituição
Podemos amadurecer, identificar e aprender com nossos erros, nos reorganizarmos em nossas vidas e emoções e regressarmos ao campo de batalha e com ajuda de pessoas leais vencermos.
3. Ir além
E não só reconquistar o que havíamos perdido, mas ir além, libertando outras pessoas da opressão através de nossas experiências e testemunhos. O sonho que não morre se realiza. E ainda que morra acha força e ressuscita.
4. Administrar para não perder
Outra coisa importante que ocorre com Bolívar no final de sua conquista é que ele não sabe administrar o que lutou tanto para ter. Acaba sendo traído diversas vezes por companheiros de batalha, sendo vítima de fofocas e calúnias e vê seu império se dividir no que hoje são países independentes na América do Sul. Não basta conquistar é preciso saber administrar as conquistas para não perdê-las.
Eliane Mariz
E aí? Gostou? Então, compartilhe essas lições com seus amigos.
I thought this post was interesting. I really liked the last point– the person who is great at liberating and winning wars, may not be the best option for leadership and politics. Thanks for posting.
🇧🇷Achei esse post interessante. Gostei muito do último ponto – a pessoa que é ótima em libertar e vencer guerras, pode não ser a melhor opção para liderança e política. Obrigado por postar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Glad you like. Every human being has their abilities and skills. We are not good at everything. Bolívar was a determined and warrior man, but he had no competence for governance (bureaucracy).
🇧🇷 Que bom que você gostou. Cada ser humano tem suas habilidades e competências. Não somos bons em tudo. Bolívar era um homem determinado e guerreiro, mas não tinha competência para a governança (burocracia).
CurtirCurtir
Thank you for following my blog.
🇧🇷 Obrigado por seguir o meu blog.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Thanks to you for the comment. I hope you use the translator on the homepage of my blog and translate the texts into your language. And so, you can read them and enjoy. God bless us.
🇧🇷 Obrigada a você pelo comentário. Espero que usa o tradutor que tem na página inicial do meu blog e traduza os textos para o seu idioma. E que assim, possa lê-los e goste. Que Deus nos abençoe.
CurtirCurtir
Republicou isso em Nelsapy.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada por seguir meu blog! 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas
Rosaliene, obrigada a você também pelo apoio, espero que algum conteúdo do meu blog faça bem à você. Daqui de Mato Grosso de Sul eu lhe agradeço e que Deus nos abençoe.
CurtirCurtido por 2 pessoas