7 lições de autoestima com o filme “Sierra Burgess is a loser”.


7 lições de autoestima com a “fracassada”

Contém SPOILER.

Neste filme da Netflix, uma líder de torcida esnobe chamada Verônica dá o telefone de Sierra, garota fora dos padrões de beleza, contudo muito inteligente para Jaime fingindo ser o telefone dela. Jaime e Sierra começam a conversar por mensagens e mesmo sabendo que ele está enganado quanto à identidade dela, Sierra prossegue nessa relação. Assim os dois se apaixonam e Sierra começa com a ajuda de Verônica a continuar a farsa, pois teme ser rejeitada.

Jaime descobre a mentira e rejeita Sierra, mas Verônica que nesse ínterim já começou a ver Sierra como uma amiga intercede por ela diante do rapaz e Jaime aceita Sierra como namorada. A amizade ou troca de favores entre Sierra e Verônica mostra que a líder de torcida é oprimida pela mãe que é obcecada por beleza.

Essa obsessão é fruto da rejeição de seu ex-esposo que a trocou por uma garota bem mais jovem. Assim, a mãe de Verônica teme que as filhas passem pela mesma dor e por isso cobra que suas filhas sejam bonitas. Mas, Sierra mostra a elas que a aparência não é tudo e as coisas mudam na casa de Verônica.

Mas o que isso ensina?

1. O narcisismo é algo doentio

Verônica e suas irmãs são tão pressionadas para serem belas que escondem atrás disso suas dores e replicam o preconceito adquirido desprezando quem não se enquadra nos seus padrões. Uma pessoa que prioriza a aparência revela que no fundo sua alma está enferma e ela acha que a beleza é a principal coisa que mostra o seu real valor aos outros.

2. A beleza não é tudo

Jaime é um típico atleta adolescente dos colégios americanos, o que poderia gerar a impressão dele ser alguém que somente tem beleza, mas é fútil priorizando isso nós outros. Porém, neste filme ele é um rapaz muito inteligente e cheio de valores o que o difere dos demais colegas. É um erro acharmos que toda beleza esconde burrice, afinal, esse estereótipo só revela nosso preconceito, pois há muito filósofo marombado e muito ignorante com cara de nerd.

3. Ditado cancelado!

Verônica julgou que Jaime era um fracassado por andar com pessoas que ela julgava como “fracassados”. Mas nem sempre é verdade o ditado: “Diga-me com quem andas e lhe direi quem és.” Jesus andava por ventura só com filhos de magnatas? Jesus era um “loser“? Andar com pessoas vistas como fracassadas não torna alguém um fracasso como julga pessoas como a personagem Verônica.

4. Indo além da aparência

Jaime encontra em Sierra não a beleza que procura, mas todo o resto com que sonha. Ele diz a ela que se não fosse o engano que os aproximou ele nem a teria notado, mas ao conhecê-la viu que ela é exatamente o tipo dele e que a queria como ela é. Então, Sierra escreve essa linda canção dizendo que ela (Sierra) é um girassol meio engraçado, mas que se fosse uma rosa ele a escolheria. E que esse girassol espera por ele (Jaime).

Quantas vezes perdemos a chance de termos alguém especial porque focamos só na aparência? E quantas vezes mais seremos rejeitados por sermos um livro com uma capa não tão bela quanto outros gostariam? Concluo que somos mesmo seres muito superficiais, às vezes.

5. Vença seus traumas

A mãe de Verônica pressionava as filhas a serem o que ela achava que não era. Essa mãe era uma senhora obesa que foi traída pelo marido e trocada por uma jovem esbelta. E ao invés dela se amar e cuidar de si após essa rejeição, ela replica seu trauma nas filhas. Não buscando sua cura, mas sim, tentando evitar que suas filhas fossem machucadas como ela.

A sua dor é só sua…levante a cabeça e comece a mudar com um passo de cada vez… leva tempo, todavia vale a pena. Se quer mudar a aparência comece com uma leve caminhada ou dance uma música todos os dias. Um passo de cada vez, um dia após o outro. Se cansar, descanse, só não desista. Se quer estudar comece aos poucos, se inscreva no Enem ou se matricule em um curso ou veja vídeo aulas. A sua dor pode ser curada se você parar de olhar para ela e começar e valorizar cada pequena vitória.

6. Mude se quiser, não por pressão

Nos roteiros, normalmente, a menina feia é rejeitada e dá a volta por cima quando volta toda bela e conquista o que quer. Sierra tenta emagrecer, mas desiste e é aceita por quem é.

7. O girassol também é belo

Sierra escreve uma música para Verônica (em pedido de desculpas) e para Jaime. Numa das conversas que ela teve com ele, ele disse que achava que Verônica era como uma rosa. Então, Sierra compõe que um girassol também é flor, também é belo e ainda não vem com tantos espinhos como a rosa.

Nem preciso falar, professores, que esse filme é ótimo para debater com adolescentes, preciso?

Eliane Mariz

Trilha do filme “Sierra Burgess is a loser: Sunflower”
Tradução em Português da canção “Sunflower”
Trailer do filme “Sierra Burgess is a loser”

8 comentários em “7 lições de autoestima com o filme “Sierra Burgess is a loser”.

    1. Thank you, Herman, for your support. Use the translation tool on the website so that you can understand and read the English text and I hope it helps you in some way. God bless us.

      🇧🇷 Obrigada a você, Herman, pelo apoio. Use a ferramenta de tradução no site para que você consiga entender ler os texto em inglês e espero que lhe ajudem de alguma maneira. Deus nos abençoe.

      Curtido por 3 pessoas

  1. Republicou isso em My Movie(s) 2016: Imagine, Dream, Believe e comentou:

    “One cannot always tell what it is that keeps us shut in, confines us, seems to bury us, but still one feels certain barriers, certain gates, certain walls. is all this imagination, fantasy?….”

    https://craigsbooks.wordpress.com/

    Olá, Eliane, thanks for the follow + the likes. Happy blogging/writing and all the best with your blog “early bird sleepy-head” craig (in “Sleepy Hollow”).

    Curtido por 3 pessoas

    1. Hi Craig, thank you for your support and for sharing my work. From here in Brazil I send you my thanks. God bless us.

      🇧🇷 Olá, Craig, obrigada por seu apoio e por divulgar meu trabalho. Daqui do Brasil eu te envio meus agradecimentos. Que Deus nos abençoe.

      Curtido por 2 pessoas

    1. Hi Asghar Ali, thank you for your comment. Hope you like other content. Use the website’s translation tool to read in your language. From here in Brazil I send you my thanks. God bless us.

      🇧🇷 Oi, Asghar Ali, agradeço por seu comentário. Espero que goste de outros conteúdos. Use a ferramenta de tradução do site para ler no seu idioma. Daqui do Brasil eu te envio meus agradecimentos. Que Deus nos abençoe.

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: