Teatro Pantomima: Melhor orar para melhORAR


Teatro Pantomima: Melhor orar para melhORAR

Autora: Eliane Mariz | Gênero: Roteiro | Editado: 09/06/13 | Atualizado: 14/07/22 

PERSONAGENS

Clown Intercessor (a), simboliza Moisés;
Clown amigo (a) de oração, simboliza Hur;
Clown amigo (a) de oração II, simboliza Arão;
Clown Diabo;
Clown Missionário (a), simboliza povo de Deus;
Narrador (a);
Clown do Ringue;
Clown Figurante.

ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: campo (de batalha) missionário.

ATO I

O cenário é um campo de batalha missionário, onde o Clown Missionário costuma pregar o evangelho e ser atacado pelo seu inimigo, o Clown Diabo. Em um segundo plano, deve ter uma cadeira para o Clown intercessor descansar e em cena deve ter garrafinha de água e toalha branca. Os personagens devem estar com camisetas com suas identificações. Que são: Intercessores, Missionário, julgo que não seja necessário identificar o diabo, pois a maquiagem já pode fazer isso.

Cena I

Clown Missionário e Clowns Intercessores.

(Entra em cena com seus trejeitos típicos de palhaços, o Clown Missionário, logo em seguida, entram os Clowns Intercessores).

Clown Missionário cumprimenta os Clowns Intercessores e faz sinais dizendo que vai ir pregar o evangelho, pega a bíblia (pode ser feita de EVA e aponta para ela e aponta para a boca) simbolizando que vai falar da bíblia e (pede oração juntando as mãos) aos intercessores, estes dizem que vão orar (contentes e juntando as mãos).

ATO II 

Clown Missionário se distancia dos outros simbolizando que foi pregar o evangelho aos povos e os três Clowns Intercessores se preparam para a batalha de oração em outro plano. Eles fazem gestos como se estivessem se preparando para uma luta de boxe, os irmãos de oração podem simbolizar os preparadores físicos, fazer massagem nos ombros do intercessor que nessa peça simboliza Moisés. O Clown Intercessor deve dar socos imaginários treinando, como lutadores fazem antes da luta e também deve fazer polichinelo. Enquanto isso o Clown Missionário prega o evangelho voltado para o público que assiste à peça, este pode fazer trejeitos de pregadores pentecostais famosos (erguer as mãos, rodopiar e apontar para a Bíblia).

Cena II

Clown Missionário e Clowns Intercessores, Clown Diabo.

Enquanto o Clown Missionário prega, entra em cena o Clown Diabo rondando (com trejeitos engraçados, com sobrancelhas erguidas e cara de mau, dizendo com as mãos para a igreja que o Clown Missionário está dizendo blá blá blá  (fazendo o gesto de conchinha com as mãos abrindo e fechando elas próximo ao ouvido e fazendo caretas de zombaria). Ele deve apontar para as pessoas e dizer com o dedo indicador que não é para ouvir o missionário, que vai atacar o missionário e cortar a garganta dele (e fazer esse gesto com a mão).

De repente, o Clown Missionário percebe isso e faz expressão de medo e ficando longe do Clown Diabo, com os dedos na boca roendo as unhas, nervoso, com medo e balança os braços para chamar atenção dos amigos intercessores. Os Clowns Intercessores devem estar ainda se preparando para a luta, distraídos e só depois de algum tempo um deles deve perceber que o Clown Missionário está em apuros.

O Clown Missionário implora oração de longe e aponta com medo para o Clown Diabo (que deve estar se exibindo, mostrando os músculos, sentindo-se orgulhoso, fazendo gesto de ele é o melhor, pedindo para plateia tirar foto dele enquanto ele faz pose de atleta fisiculturista).

Os Clowns Intercessores devem colocar a mão na boca surpresos ao ver o Clown Diabo. O Clown Missionário deve fazer sinal para os três amigos intercessores começarem a orar. Eles todos ficam atentos e o Clown Intercessor começa a orar (pode fazer trejeitos pentecostais também).

Cena III

Clown Missionário e Clowns Intercessores, Clown Diabo, Clown Ringue, Clown Figurante.

Clown Figurante deve aparecer mostrando um cartaz que pode ser feito em EVA escrito: “1º Round”. Em outro plano começa a luta entre o Clown Missionário e o Clown Diabo. Deve ser uma luta engraçada. (O Clown Diabo deve fazer como o Kiko (do Chaves) e pôr o dedo molhado de cuspe nas sobrancelhas como que endireitando elas, e deve chamar o Clown Missionário para a briga sempre se julgando melhor com ar prepotente. Ele deve fazer gestos do tipo de Jackie Chan de Kung Fu com os braços como se fosse um lutador experiente.

O Clown Missionário deve dar socos no ar, mas o Clown Diabo deve desviar-se dos socos e rir contente. O Clown Missionário deve dar um soco no Clown Diabo que deve fingir que foi grande o impacto quase caindo em câmera lenta para trás. Quando de repente, o Clown Intercessor começa a se cansar e para um pouquinho de orar para tomar água e se senta na cadeira sendo amparado pelos Clowns amigos de oração como se fosse um lutador. Os amigos podem enxugar o suor da testa com uma toalhinha, dar água para ele, fazer massagem nos seus ombros.

Enquanto isso, o Clown Missionário começa a perder a luta, pois o Clown Diabo começa a dar soco nele,  chute no traseiro e a desviar de todos os socos do Clown Missionário até começar a enforcá-lo. O Clown Missionário deve fazer caras engraçadas, pôr a língua para fora, ficar vesgo.

Quando de repente um dos Clowns amigos de oração olha o que está acontecendo, faz sinal para o líder da oração que vendo que o Clown Missionário está em apuros coloca a mão na boca surpreso e chama os amigos para orar dando cutucadas com os dedos nas costas. Esse Clown amigo de oração não deve se importar e continuar cuidando do Clown Intercessor. Cada vez mais o Clown amigo de oração deve ficar preocupado e cutucar com mais forças o amigo. Até que este não aguenta mais ser ignorado e pega a cabeça do outro Clown amigo de oração e vira para o Clown Missionário que está sendo enforcado. Todos os Clowns Intercessores devem fazer cara de espanto com a mão na boca e imediatamente se põe a orar.

Cena IV

Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo e Clown Ringue e Clown Figurante.

Clown deve aparecer mostrando um cartaz escrito: “2º Round”.

Aí o Clown Missionário começa a vencer o inimigo (já que os intercessores voltaram a orar por ele). Ele deve se soltar do Clown Diabo e fazer na cena gestos de que está chutando o traseiro do inimigo, além do golpe famoso do filme Karatê Kid, coisas do tipo, todo feliz e confiante porque agora está vencendo a luta.

Mas uma vez o Clown Intercessor se cansa e novamente para de orar. A cena anterior em que os Clown amigos de oração descansam e se preparam para voltar a luta enquanto o Clown Missionário começa a perder de novo a guerra pode se repetir).

O Clown Diabo começa a bater no missionário como antes, mas o Clown amigo de oração percebe de novo que o Clown Missionário está perdendo luta sendo enforcado e gira a cabeça do Clown Intercessor, logo na primeira vez que ele se recusa a dar atenção à cutucada, porque já sabe como é a história para que este veja o sufoco do Clown Missionário de novo.

Cena V

Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo e Clown Ringue e Clown Figurante.

Clown Figurante deve aparecer mostrando um cartaz escrito: “3º Round”.

Um dos Clowns amigos de oração deve fazer sinal para o outro erga as mãos do Clown Intercessor que está exausto. E esses 3 guerreiros de oração começam a orar com mãos erguidas. Quando um Clown solta a mão do Clown Intercessor que está entre eles, a mão deste deve cair cansada. Aí o Clown que soltou a mão deve levantá-la rapidamente. Todos devem orar com mãos erguidas, um animando o outro.

ATO III

Cena VI

Clown Missionário, Clowns Intercessores, Clown Diabo e Clown Ringue.

Enquanto isso,o Clown Missionário luta até que dar o golpe fatal que nocauteia o Clown Diabo que fica com olhos vesgos e língua de fora com careta engraçada. O Clown Intercessor vendo isso, deve correr para perto da cena vendo o Clown Ringue fazer a contagem regressiva como é feita nas lutas de boxe (lembrando que a contagem é com as mãos, portanto,  no fim ele deve fazer o sinal de acabou a luta e erguer o braço do Clown Missionário porque ele é o mais que vencedor.

Deve tocar ao fundo a música do Rocky Balboa quando ele vence a luta e faz a comemoração com os 3 amigos e faz a corrida da vitória pela igreja. No final, os Clowns do bem saem de cena felizes e o Clown Diabo sai com as mãos nas costas como se estivesse todo machucado da luta.

Narrador: Enquanto muitos missionários guerreiam no campo para pregar o evangelho, a sua oração pode ajudá-los a conquistar a vitória. Por isso, interceda por missões, pois é melhor orar para melhorar.

FIM.

Baseado em: Êxodo 17: 8-16.

Nessa passagem, bíblica o líder Moisés sobe ao monte para interceder pelo povo de Israel que estava lá em baixo guerreando contra os amalequitas, diz a história que sempre que as mãos de Moisés estavam erguidas, pois era sinal de que ele estava orando, o povo de Deus vencia, mas quando ele abaixava os braços parando a oração, o inimigo era que vencia os israelitas, diante da vantagem que obtinham. Hur e Arão, irmão de Moisés, sustentavam os braços dele para que suas mãos cansadas não baixassem o animando a continuar intercedendo a Deus. Isso durou até o pôr-do-sol, mas,Moisés com a ajuda divina e de seus companheiros suportou o cansaço e não desistiu, o que resultou na vitória dos israelitas naquela árdua batalha.

Mas o que isso me ensina?

Sobre a importância da oração intercessora. Quando intercedemos, nossos irmãos vencem as suas batalhas ainda que saiam delas exaustos ou feridos. Todavia quando desanimamos, cansamos e desistimos o exército inimigo (espiritual) obtém vantagem e nossos guerreiros começam a ser derrotados. Muitas vezes precisamos do apoio de outras pessoas para perseverarmos em oração, isso explica quando alguém pede oração a outra pessoa, trata-se de um sinal de que ela já está cansada e sua luta é grande demais para ela guerrear sozinha. Que esperemos o tempo que for até que a vitória chegue e que apoiemos nossos intercessores nas horas de cansaço e assim isso servirá de testemunho para outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: